segunda-feira, 25 de junho de 2012

Boca X Corinthians: O nascimento de uma grande rivalidade?


No imaginário de um torcedor corintiano, uma final de Libertadores, contra o Boca Juniors, no estádio de La Bombonera, seria uma partida arquetípica a validar a consagração do Corinthians, em caso de vitória. Quiseram os deuses do futebol que a imaginação da Fiel se materializasse na forma deste confronto que ocorre nesta quarta-feira, clássico entre dois clubes gigantes da Argentina, e do Brasil, países rivais até as raízes dos cabelos no futebol e que pode ser a gênese de uma grande rivalidade, e não poderia ser diferente;  com o devido respeito aos River Plates, La Us, Once Caldas, e Olimpias da vida, nada poderia se comparar a um confronto entre Corinthians e Boca Juniors.

Ambos são irmão nas origens humildes, na garra, no fanatismo, e na paixão; e os xeneizes, que alcançaram um vice-campeonato em 1963, e, após ver o Independiente conquistar a Libertadores por seis vezes, só veio a conquistá-la em 1977, ano marcante também para o Corinthians, e depois ainda foi campeão em 78/2000/01/03/07; uma história longa, e recheada de conquistas, mas também coleciona 3 derrotas em finais; o destaque da equipe é o jogador Riquelme, e de sua performance depende o destino de um Boca, que, embora distante do que já foi no passado, tem na camisa e na garra a maior ameaça às pretensões brasileiras.

O Timão, “novato” em decisões de Libertadores chega com gana, e sem destaques; seu ponto forte é o conjunto, aliado à velocidade, e sua defesa é fator de preocupação para o Boca, tendo sido vazada em apenas três oportunidades na competição. Nos jogos do alvinegro, o que chama a atenção é que cada partida traz um nome diferente, fazendo a diferença. Pode ser Paulinho, pode ser Danilo, pode ser Émerson, pode ser Alex, ou pode vir do banco de reservas, simplesmente. e na verdade, os argentinos precisarão fazer o que nenhum time conseguiu até agora na Libertadores/12: vencer o Corinthians. O desafio é recíproco.

Colaborou, Alfredo Garcia, hincha xeneize.

Imagem: AFP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Roda de Corinthianos

Postagens populares