quinta-feira, 6 de outubro de 2011

IBOPE: Torcida maior que a do Corinthians não existe!



No período em que Ronaldo Fenômeno esteve jogando pelo Corinthians, ele foi entrevistado por Galvão Bueno programa SporTV, e perguntado sobre o torcedor corintiano, disse que apesar de se falar que a torcida do Flamengo era a maior do Brasil, ele veio a descobrir que na realidade era o Corinthians quem tinha a maior torcida do Brasil. A declaração do Fenômeno causou mal-estar naquela que é a casa do Flamengo, a TV Globo, ouvindo como reação de Galvão, com um sorriso amarelo, “Ele é brincalhão”. Quase tiraram o programa do ar!


Para se ter uma idéia do que representa o Flamengo para os profissionais de lá, na estréia de Kléber Machado como narrador, ele foi o responsável pela partida Flamengo e São Paulo, e se a memória não me falha, o resultado do jogo foi 1X1. O Flamengo saiu na frente, e ele narrou o gol como se fosse o do Brasil contra o Uruguai na Copa de 50, tamanha empolgação. Quando o São Paulo empatou, ele, de novo, narrou com o ânimo de um empate do Uruguai. Estava aprovado pelos chefes, e desde então, firmou como narrador da emissora.

A nova pesquisa do IBOPE, divulgada recentemente, sobre as maiores torcidas do Brasil, colocando o Corinthians empatado com o Flamengo, ambos com 13%, foi recebida igualmente com mal-estar pela mídia esportiva, ao destruir de uma vez com essa falácia de que o Corinthians fica atrás do Flamengo em números de torcedores. Alega-se que a pesquisa é menos abrangente que as anteriores por ter sido realizada “somente”  em 12 diferentes regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Distrito Federal, Campinas, Florianópolis e Goiânia. 


Ocorre que essas regiões abrigam 50 milhões de pessoas, a nata do consumo no país, e público alvo do marketing brasileiro. Para as empresas, pouco importa a discutível preferência futebolística de um morador de cidades como  Almoço (PA ), Anta Gorda (RS),  Baianópolis (BA), Banquete (RJ), Barcelona (RN), Bela Vista do Caracol (PA ) Bem-Bom (BA), Boa Hora (PI),Bofete (SP ), Buenos Aires (PE ), Califórnia (CE ), ou Canadá (GO).


 A pesquisa acaba com um mito, que se foi verdade nos anos 60, quando a ”torcida do Flamengo coisa igual não tinha”, hoje é saudosismo puro, e a arrecadação do Corinthians, em geral, e, particularmente, de público pagante, em que pese as limitações do Pacaembu, comprovam essa falácia. Nas palavras de Roque Citadini: "Como pode a torcida do Flamengo ser a maior do Brasil, e não ser a maior da sua região?" Não existe torcida maior que a do Corinthians no Brasil.

Imagem:Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Roda de Corinthianos

Postagens populares